Acerca de
Estudos reordenamento agrário - Avaliação de impacto do Programa Nacional de Crédito Fundiário (2007-2012)
Autores: Gerd Sparovek (coordenação geral); Ludwig A.E. Plata; Rodrigo Fernando Maule; Sérgio Paganini Martins.
A publicação inclui uma série de trabalhos de avaliação de impacto do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), tendo sido avaliados o perfil de entrada da linha CF - Combate à Pobreza Rural (que se concentra nos estados do Nordeste e no Espírito Santo) e o perfil de entrada da linha CAF - Consolidação da Agricultura Familiar (nos estados do Nordeste e nos da região Sul do país).
O perfil de entrada permite conhecer aspectos importantes sobre os beneficiários do Crédito Fundiário por retratar sua condição de renda, bem-estar, capital social e outros aspectos ligados ao perfil familiar e associativo no período imediatamente anterior ao financiamento. Nesses estudos, foram aplicados questionários aos presidentes das associações, às famílias dos beneficiários e a agricultores-controle (não beneficiários), totalizando mais de 1.400 entrevistas.
Foram avaliados componentes da família (número de membros, anos de estudo e razão de dependência), tempo de trabalho na agricultura, condição anterior de exploração da terra, assistência técnica, Pronaf, gênero e idade, raça ou cor, escolaridade e infraestrutura.
Dentre as diversas análises realizadas, pode ser destacada a de cluster hierárquico, a de focalização das linhas de financiamento por diversas variáveis, a técnica de propensity score matching, usada para parear beneficiários e não beneficiários e a do processo de formação de capital social e sua relação com o Programa Nacional de Crédito Fundiário.