top of page

Acerca de

Happy Farmers

Análise territorial, desenvolvimento e avaliação de políticas públicas para a agricultura familiar (2028-2019)

Autores: Gerd Sparovek (Coordenador); Alberto G. O. Pereira Barretto; Rodrigo Fernando Maule; Sergio Paganini Martins; Simone B. L. Ranieri; Marcela A. de Araujo; Arthur Fendrich; Adauto Oliveira Júnior; Giovani Gianetti; Pedro Coutinho.
 

Projeto realizado pela Fealq/Esalq/USP junto à Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), via Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O principal objetivo foi desenvolver um estudo visando a estratificação e caracterização da Agricultura Familiar (AF), a análise crítica das políticas públicas voltadas a seus diferentes perfis da AF e a proposição e estruturação do Painel Analítico de Políticas para a AF, cujo principal objetivo foi ressignificar a AF utilizando-se de informações, base de dados e análises atualizadas periodicamente para subsidiar a gestão pública nas políticas de desenvolvimento agrário. 
 

Para alcançar este objetivo, o estudo foi estruturado em três frentes de trabalho complementares: (i) a primeira voltada à estratificação, localização geográfica e caracterização da AF em perfis; (ii) a segunda voltada à análise territorial da aplicação das políticas considerando os diferentes perfis de AF beneficiários, com revisão crítica, proposição e formulação de ajustes e redirecionamentos, considerando os perfis identificados anteriormente e organizada em quatro eixos temáticos: Crédito agrícola; Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER); Comercialização e agregação de valor; e Meio ambiente; (iii) a terceira voltada à formulação da estrutura de um Painel Analítico de Políticas para a AF, subsidiado por metodologia de coleta, atualização e análise de dados.

bottom of page